Os retoques da vida por Frei Jaime Bettega

3 dez

Para começar bem nossa segunda-feira, segue texto escrito pelo Frei Jaime Bettega. Agradecemos mais esta colaboração, com um texto lindo e cheio de aprendizado! 

Costumo observar a vida, a partir dos detalhes. Nunca me fixo na exterioridade apenas. Não emito julgamentos. Simplesmente deixo o olhar captar as mais variadas manifestações. Evidente que a pressa tem prejudicado a tentativa de captar detalhes. Todos estão correndo muito e cansando demais. É uma agitação acima da média. Imagino as mil atribuições e exigências que cada um carrega consigo. Por nada o nível de estresse não anda lá nas alturas. Trata-se de uma agitação exterior que desequilibra a interioridade. Ter muitas coisas para fazer é normal. Perder a harmonia interior é preocupante.

Os próximos tempos serão ainda mais agitados. Dá impressão que existe uma programação que aumenta periodicamente o ritmo. Falta pouco tempo para estarmos todos em plena maratona diária. Espero que haja tempo ao menos para respirar. Creio que sim. Enquanto isso, somos desafiados a tomar pulso da situação. O volume de compromissos não pode roubar a paz interior. A vida se decide na interioridade de cada um. É urgente resgatar a serenidade. A vida é maior do que as exigências.

Em meio a esse movimento todo, que a ternura seja expressada nos gestos de bondade, paciência e cordialidade. Ser gentil é mais do que urgente; é questão de elegância no trato com os outros. A vida se enobrece quando não perdemos a oportunidade do autocontrole e da manifestação de carinho para com os outros. Afinal, por onde passamos deixamos marcas. Que a gentileza seja a marca de nossa passagem. Ser formos gentis, jamais seremos esquecidos.

Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

wallpaper-flores-brancas-na-primavera-7158

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: