A Consciência que Falta – Por Gustavo Aver

23 nov

Olá Amici!

Hoje apresentamos a vocês mais um colaborador do nosso blog! É o Gustavo Aver, biólogo e mestrando em biologia pela Unisinos! Ele tratará sobre temas relacionados ao meio ambiente em geral, com o intuito de ampliar nossa visão sobre a consciência ambiental! Segue o primeiro texto dele:

“Não derrubem as florestas”, “protejam as espécies ameaçadas de extinção”,”o aquecimento global está destruindo ecossistemas inteiros”… todas estas prerrogativas que enchem nossas redes sociais e nossos cérebros estão corretas porém, nunca vi ninguém escrever algo mais simples como: separe seu lixo corretamente, isso aumenta a chance de protegermos as florestas, ou desligue a luz antes de sair da sala, é uma hidrelétrica a menos impactando os rios do Brasil.

A questão é mais simples e por muitas vezes tratadas por nós como uma das mais complexas. Precisamos saber que cada ato nosso está inserido em uma cadeia de eventos que inevitavelmente vai causar um impacto no meio ambiente, cada vez que alguém joga um chicletes para fora da janela do carro pode estar ajudando a entupir uma boca de lobo ou até mesmo matando uma ave que confunde aquele lixo com comida.

Não podemos nos enganar, o ser humano, por mais consciente e “evoluído” que seja está inserido dentro da natureza, por isso antes de nos preocuparmos com o corte de milhões de árvores ou sobre como destruímos milhões de hectares de ecossistemas por ano que usemos todas as nossas milhões de conexões neurais para pensar se a destruição não está começando por nós, pois não estamos mais no tempo de dizer que o vizinho polui mais que eu, mas sim na era da consciência, seja ela social, ambiental ou de qualquer outro tipo.

Se esquecerem de tudo o que leram, lembrem de uma simples frase que vale para muita coisa:

PENSEM GLOBALMENTE E AJAM LOCALMENTE.

Desmatamento, a maior causa de perda de biodiversidade do mundo

Pássaro morto por ingerir goma de mascar

Árvore filogenética do ser humano: Diferente do que muitos pensam não estamos tão distantes de outros primatas.

Gostaram do texto? Se tiverem dúvidas relacionadas a temas ambientais podem mandar um e-mail para amiciacblog@gmail.com que o Gustavo (foto acima) responde para vocês!

Bacio

Ana e Carol

Anúncios

3 Respostas to “A Consciência que Falta – Por Gustavo Aver”

  1. Jordana 23 de novembro de 2012 às 10:58 #

    Oi garotas! Muito bacana esse post, parabéns! o blog está bem diversificado, trabalhando muitos assuntos. estou acompanhando e adorando!
    Bj

    • Bru Freire 23 de novembro de 2012 às 17:06 #

      o melhor de um blog é quando ele tem variedade de assuntos.

      Da uma passadinha no meu

  2. Amedar Consulting Group 25 de novembro de 2012 às 2:27 #

    Hiya very nice site!! Man .. Beautiful .. Wonderful .. I will bookmark your blog and take the feeds also…I’m satisfied to seek out so many helpful info right here within the publish, we need develop extra strategies on this regard, thanks for sharing.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: